5.10.10

quando as pessoas nascem, há logo uma determinada pressão para que elas façam algo. Ambicionem, procurem, lutem por aquilo que querem. E, apesar de ser pouco praticado, o sonho é um valor fundamental nos nossos dias, e quem não os possui é considerado leviano e pouco responsável.
por isso, para todos os efeitos, existem pelo menos dois tipos de pessoas: as que sonham e aquelas que pressionam. e nada disso é mau, é apenas tremendamente divertido - o facto de alguém querer uma coisa ainda mais que nós próprios é, além de motivante, extremamente refrescante. dá-nos a sensação de que, no fim, todos os esforços e dedicações a que nos prestámos, ainda que deficientemente recompensados na altura, valeram a pena. e isso é bom.
agora, quando por acaso essa motivação deixa de se demonstrar, quando os nossos desejos não se cumprem, quando o nosso "cenário ideal" se apaga por alguma razão, somos atirados para a realidade de muitas formas, de tal maneira que não nos sentimos impotentes, incapazes, mas apenas um bocadinho mais vazios. claro está que, durante o processo de crescimento, percebemos que ninguém pode fazer nada por nós, e que todo o apoio que nos dão vale nada quando comparado com o trabalho que temos de empenhar para que tudo aconteça como queremos. mas isso é a teoria - e, na prática, sentimos de maneira muito diferente.
assim, quando uma luzinha se apaga no nosso caminho, nós não pensamos que é o fim do mundo - apenas que estamos, se não sozinhos, apenas um bocadito mais sós do que antes. isso também não é mau.

e, já que falamos em lutas e ambições, vale a pena também reforçar que para ser importante não é necessariamente preciso ser bom. ser bom é agradável, amistoso, sociável, leva a que todas as pessoas nos recordem por coisas que são comummente  aceites em toda a sociedade como valores fundamentais. mas para ser importante para alguém não é preciso ser uma boa pessoa - basta ter um atractivo. E quando alguém luta com muita força, quando sonha mais para outros do que para si próprio, quando eleva a cismação  e a vontade própria a um nível que arranha a teimosia e a firmeza... isso é importante para mim.

1 comentário:

  1. isto fez-me lembrar alguma coisa... não sei se tenho razão mas vou continuar!

    ResponderEliminar